Pular para o conteúdo principal

Dia da Não Violência - 30 de Janeiro

ORIGEM DA DATA

A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o dia 30 de janeiro como o "Dia da Não Violência" em homenagem a Mohandas Karamchand Gandhi, chamado Mahatma, que significa "grande alma".

Em 30 de janeiro de 1948, enquanto orava com mais de 500 pessoas, recebeu vários tiros disparados por um hindu fanático que não coadunava com os sentimentos de amor e fraternidade de Gandhi para com o povo Mulçumano. O assassino chamava-se Nathuran Vinayak Godse e disparou vários tiros contra o Líder da Paz. As últimas palavras de Gandhi foram: He Rama! (Oh, meu Deus!).

Dias antes do atentado que levou Gandhi à morte, após um jejum em protesto contra as violências cometidas por indianos e paquistaneses, Gandhi já havia sofrido um atentado: Uma bomba foi lançada em sua direção, sem feridos.

QUEM FOI MAHATMA GANDHI?

Gandhi foi filósofo, patriota e o criador do movimento de Independência Nacional da Índia.

Inspirado pelo mandamento hindu "ahimsa", que estimula o respeito pela vida, pelo Sermão da Montanha, pelos ensinamentos de John Ruskin e Leon N.Tolstoi, formou-se advogado na Inglaterra e iniciou a luta contra o colonialismo na África do Sul (então britânica) defendendo a igualdade de direitos da população indiana naquele país.

Em 1894 funda o Natal Indian Congress e põe em prática seus métodos de resistência pacífica. Em 1914, de volta à Índia, organiza o movimento de resistência e de independência contra o poder colonial britânico.

Pertencendo à casta dos vaishyas (comerciantes), Gandhi defende a moderação das divergências entre as castas e o fim do confronto entre muçulmanos e hindus. Dirige o Partido do Congresso desde 1920 e torna-se seu líder espiritual, conservando esse status mesmo depois de sua demissão, em 1934.

Além de organizar o movimento popular contra os interesses britânicos na Índia, de apelar à desobediência civil e de promover a não cooperação com os ingleses, Gandhi intervém de maneira exemplar em numerosos conflitos, fato que o conduz ao cárcere por diversas ocasiões, onde prossegue a luta fazendo greve da fome.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Gandhi defendeu a neutralidade total. Foi um dos iniciadores do movimento "Quit India" (Deixem a Índia), que, em 1942, exige o fim imediato da dominação britânica.

No final da guerra, sua política tem sucesso: a Inglaterra concede finalmente a independência à Índia em 1947, ainda que a unidade do território colonial seja sacrificada, com a formação do Estado muçulmano do Paquistão

O LEGADO

Gandhi deixou como legado alguns dos seus principais pensamentos: a verdade, o amor, a não violência, a justiça democrática e os direitos humanos.

Nos discursos, demonstrava através dos dedos da mão seu programa de cinco pontos:

  • Igualdade;
  • Nenhum uso de álcool ou droga;
  • Unidade hindu-muçulmano;
  • Amizade;
  • Igualdade para as mulheres;

DIREITOS HUMANOS

Gandhi foi agraciado com o Título de “Paladino dos Direitos Humanos do século XX" ao lado de nomes expressivos da história como Eleanor Roosevelt, César Chavez, Nelson Mandela, Martin Luther King, Desmond Tutu, entre outras personalidades do século passado.

Para Gandhi, a NÃO VIOLÊNCIA é a maior força à disposição da humanidade. “É mais poderosa que a mais poderosa arma de destruição idealizada pelo engenho humano”.


30/01 - DEVERÍAMOS REFLETIR.

No Dia da Não Violência, deveríamos refletir a respeito de nossas ações no cotidiano e reavaliá-las; pensar nas ações que se distanciem da violência no combate às injustiças que afligem a sociedade. Se cada um de nós fizer a sua parte, podemos viver em um mundo mais saudável, onde a solidariedade e a fraternidade.

São vários os tipos e violência: contra mulheres, crianças, cidadãos, discriminação de portadores de necessidades especiais, bullying, violência contra os animais, meio ambiente, violência urbana; as violências como tratar mal as pessoas no dia-a-dia, querer levar vantagens sobre elas, fazer intrigas e calúnias. Violências morais e verbais, religiosas.

Que a NÃO VIOLÊNCIA COMECE EM NÓS!

Fonte: Editoria HelpSaúde.
Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER:

Furúnculo

O que é furúnculo? Trata-se de uma doença de pele razoavelmente comum. Ela surge quando existe inflamação nos folículos pilosos, que são as cavidades onde nascem os pelos . Este poro aonde surgiu inflamação acaba sendo contaminado por bactérias que costumam colonizar a pele. O resultado é o acúmulo de pus e tecido morto dentro do poro . Com a expansão da infecção , a pele ao redor vai sendo atingida. Forma-se um orifício maior com o seu contorno bastante doloroso, avermelhado e inchado. Costuma ser causado pela bactéria estafilococos . Pode ocorrer em diversas áreas do corpo. Mas, surge principalmente em locais de maior atrito ou transpiração como axilas, virilhas, nádegas, face interna das coxas ou pescoço. Quando a bactéria entra no folículo, se espalha e forma-se uma lesão dolorosa, com tamanho variando de acordo com a profundidade do folículo atingido. A lesão tem aspecto enrijecido, quente e de coloração avermelhada. O centro da lesão tem tom amarelado, devido à necros