Pular para o conteúdo principal

Lúpus

O que é?

É uma doença auto-imune, o próprio sistema imunológico “ataca” partes do corpo porque perde a capacidade de reconhecer o que é seu e o que não é.

Divide-se em três tipos, pela forma como se expressa:

Lúpus discóide, que só ocorre na pele. São lesões no rosto principalmente, mas também nas áreas expostas ao sol. Apenas cerca de um em cada dez casos de lúpus discóide pode evoluir para Lúpus Sistêmico.

Lúpus sistêmico, geralmente mais grave que o discóide. Afeta variados os órgãos e sistemas. Apresenta-se em forma de lesões na pele e articulações, mas pode também afetar rins, coração, pulmões ou até o sangue.

Lúpus eritematoso induzido por drogas, como o nome já diz, pode surgir em conseqüência do uso de determinados medicamentos ou drogas, inclusive as usadas no tratamento do Lúpus.

Sintomas e como tratar?

São comuns a queda de cabelo acentuada, convulsões, cansaço excessivo, fraqueza e corpo dolorido por vários dias ou até semanas. Rachaduras na pele, anemia, problemas de raciocínio e memória, entre outros, são sintomas freqüentes do Lúpus. Mas, também estão presentes em várias outras doenças. A presença de 3 a 5 destes sintomas, justifica a busca por consulta médica.

Assim como no diabetes, na hipertesnão arterial e nos quadros de asma brônquica, visa o controle da doença, já que ela não pode ser curada. É ainda hoje uma doença crônica, então, tratamento se baseia na qualidade de vida.

A intenção do tratamento é atuar de forma preventiva, a fim de evitar crises agudas da doença e complicações mais sérias como a insuficiência renal.

Sabe-se que alguns cuidados como evitar exposição ao sol, sempre usar protetor solar com fator acima de 30 podem ser úteis na prevenção de crises e complicações. Aglomerações de pessoas ou ambiente propensos ao contágio de infecções precisam também ser evitadas, já que o tratamento costuma diminuir a ação do sistema imunológico.

Quem corre mais risco?

Embora seja considerada uma enfermidade rara, qualquer um pode ter lúpus, mas 90% dos casos ocorrem em mulheres, sendo que há estatísticas que apontam que as mulheres negras têm 3 vezes mais chance de desenvolver a doença.

Fonte: Editoria HelpSaúde.
Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

Comentários

  1. Eu gosto de saber ,sobre todas as doenças pois eu tive duas irmãs,que deve essa doença cruel e muito triste vc ver seus queridos morrer e não fazer nada eu vi uma dela morrendo eu penso até hoje,mais Deus sabe de todas as coisa ,pode falar mais dessa doença que eu vou sempre ler um abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER:

Furúnculo

O que é furúnculo? Trata-se de uma doença de pele razoavelmente comum. Ela surge quando existe inflamação nos folículos pilosos, que são as cavidades onde nascem os pelos . Este poro aonde surgiu inflamação acaba sendo contaminado por bactérias que costumam colonizar a pele. O resultado é o acúmulo de pus e tecido morto dentro do poro . Com a expansão da infecção , a pele ao redor vai sendo atingida. Forma-se um orifício maior com o seu contorno bastante doloroso, avermelhado e inchado. Costuma ser causado pela bactéria estafilococos . Pode ocorrer em diversas áreas do corpo. Mas, surge principalmente em locais de maior atrito ou transpiração como axilas, virilhas, nádegas, face interna das coxas ou pescoço. Quando a bactéria entra no folículo, se espalha e forma-se uma lesão dolorosa, com tamanho variando de acordo com a profundidade do folículo atingido. A lesão tem aspecto enrijecido, quente e de coloração avermelhada. O centro da lesão tem tom amarelado, devido à necros