Pular para o conteúdo principal

CÂNCER DE BOCA

O que é o câncer de boca?

É um tipo de câncer que afeta os tecidos da região da boca e parte da garganta. Pode ocorrer nos lábios, na língua, céu da boca, gengiva, amígdala e nas glândulas salivares. O câncer de boca atinge principalmente indivíduos acima dos 40 anos. Tabagistas e alcoólicos estão entre os principais grupos de risco. Quando não identificado logo no início, o câncer de boca por exigir tratamentos como radioterapia, quimioterapia e até intervenção cirúrgica. 

É um câncer agressivo, chegando a ser fatal. Uma das principais causas de ter prognóstico negativo se deve ao fato de que os primeiros sintomas não são reconhecidos logo.

No Brasil, é o quinto tipo mais comum de câncer entre os homens. 

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), em 2010 foram estimados mais de 14 mil casos, sendo 90% dos casos entre os homens. Eles são as maiores vítimas, provavelmente porque costumam fumar e beber mais que a mulheres. Entretanto, o número de casos vem aumentando entre as mulheres, assim como o consumo de álcool e cigarros estar aumentando entre elas. Atualmente, o câncer de boca é o sétimo tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Em 2007 era o oitavo.

Quais são os sintomas do câncer de boca? MUITA ATENÇÃO!

O surgimento de feridas na boca que persistem por mais de uma semana sem cicatrizar, ulcerações na superfície da mucosa oral, menores que 2 cm de diâmetro e que não apresentam dor, podendo haver ou não sangramento. Manchas de coloração esbranquiçada ou avermelhada nos lábios ou na mucosa oral. 
Nos estágios avançados da doença, o paciente passa a apresentar dificuldade para mastigar, engolir ou até para falar, além de perda peso de forma acentuada, dor e surgem caroços no pescoço (linfadenomegalia cervical).

Como é feito o tratamento do câncer de boca?

A avaliação para escolha do método de tratamento, bem como o diagnóstico e estadiamento (identificação do estágio da doença) cabem ao oncologista e sua equipe. A intervenção cirúrgica e o tratamento com radioterapia são tanto em conjunto como separados, os métodos mais adotados no tratamento do câncer de boca.  Em lesões ainda no estágio inicial, a cirurgia ou a radioterapia apresentam bons resultados e a indicação de qual método será adotado depende da localização do tumor e das alterações funcionais que o tratamento pode causar. O percentual de cura costuma ser de 80% dos casos. As lesões iniciais são as que estão somente em seu local de origem, sem ter se espalhado para gânglios linfáticos ou outros órgãos através dos vasos linfáticos ou da corrente sanguínea.

No entanto, 10% a 20% dos casos em que surgirem as lesões iniciais da cavidade oral, em especial as que se localizam na língua ou na porção inferior da boca, podem sim se disseminar para os gânglios linfáticos cervicais (no pescoço). Neste casos, o tratamento cirúrgico ou radioterápico do pescoço pode ser adotado. 
Nas demais lesões, quando passíveis de cirurgia, este método é sempre indicado, independente da radioterapia. Quando ocorre o aumento dos gânglios causado por disseminação metastática (células do câncer seguindo pela corrente linfática), recomenda-se o esvaziamento cervical no lado que foi comprometi do. E agora? 

Como se previne o câncer de boca?

Homens com mais de 40 anos devem ter atenção redobrada. O cigarro deve ser evitado, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em torno de 90% dos casos de câncer de boca identificados ocorrem em tabagistas. A freqüência no uso do cigarro esta diretamente ligada ao surgimento da doença, quanto maior o uso, maiores as chances de desenvolver a doença.O consumo regular de álcool também aumenta os riscos de surgimento da doença, principalmente quando associado ao cigarro. O vírus HPV também esta associado ao surgimento da doença, segundo alguns estudos realizados. Radiação solar; o excesso de exposição ao sol sem proteção com filtros labiais, em especial se provoca a descamação recorrente dos lábios, propicia o surgimento de câncer.Baixa taxa de higiene bucal facilitando o surgimento de feridas e infecções recorrentes nas gengivas podem levar ao aparecimento do câncer na boca. Uma dieta pobre em proteínas vitaminas e minerais, assim como o alto consumo de gorduras são também importantes fatores para aumentar o de risco do surgimento da doença.

QUANDO FOI SUA ÚLTIMA CONSULTA AO DENTISTA?
CONHECE ALGUM DENTISTA NA SUA CIDADE? NO SEU BAIRRO?
JÁ PRECISOU DA AVALIAÇÃO DE UM ONCOLOGISTA? 
QUANTOS ONCOLOGISTAS  TRABALHAM NA SUA CIDADE?


Fonte: Editoria HelpSaúde.

Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER:

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

Todos nós já ouvimos falar sobre doenças sexualmente transmissíveis , sabemos que é um problema alarmante, por isso é sempre bom manter os olhos abertos e se cuidar, afinal de contas nos dias de hoje, com tanta informação e métodos para prevenção não podemos dar chance ao azar. As DST’s são variadas , citaremos algumas e falaremos um pouco de cada para deixar você leitor a par de cada uma delas. AIDS (HIV) – A Aids é a doença sexualmente transmissível mais conhecida e também a mais preocupante . Até hoje não foi descoberta a cura para este vírus, apenas medicamentos para controlá-lo. Os sintomas variam, alguns deles: forte febre, diarréia, feridas na pele; Sífilis – É uma doença que se caracteriza por lesões na pele e mucosas. 60% dos casos acontecem nos homens e a sífilis se não for tratada pode causar a morte . Gonorréia – Sintomas da gonorréia são ardência ao urinar e febre baixa. O combate vem com a higiene adequada ao local e uso de medicamentos. A gonorréia precisa s