Pular para o conteúdo principal

Dia do Técnico em Serviços de Saúde

Parabéns aos técnicos em Serviços de Saúde! Profissionais que dominam a arte de cuidar das pessoas. Seja o Técnico em Laboratório, o Radiologista, o técnico em Higiene Dental, o Protético, o Auxiliar de Farmácia, o Técnico em Massoterapia e tantos outros. À todos vocês, o nosso obrigado pelo bom atendimento.

O MÉDICO, O ENFERMEIRO E OS TÉCNICOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Desde a antiguidade o médico atua com o auxílio de outros profissionais que prestam serviços de saúde, complementando o trabalho do médico. Cabe ressaltar que quando pensamos em "Técnico em Serviço de Saúde" tendemos a pensar nos Enfermeiros. Porém, a Enfermagem é uma profissão de nível superior e esta questão cultural de imaginar o Enfermeiro apenas como um "auxiliar do médico" se reporta aos primórdios da Enfermagem que ao confrontamos com a história da humanidade, as "ladies nurses" e obstetrizes auxiliavam os médicos, como também os boticários.

É importante expor que a enfermagem pode ser definida como a ciência e a arte de cuidar do ser humano, a quem foi atribuído um título profissional que lhe reconhece competência científica, técnica e humana para a prestação de cuidados de enfermagem gerais ao indivíduo, família, grupos e comunidade, aos níveis da prevenção primária, secundária e terciária. Tendo o enfermeiro, diversas especialidades tais como a obstetrícia, geriátrica e reabilitação, além de formar novos enfermeiros e TÉCNICOS DE ENFERMAGEM E AUXILIARES DE ENFERMAGEM.

TÉCNICOS EM SERVIÇO DE SAÚDE

No Brasil, as profissões de nível médio começaram a ser reconhecidas a partir da Constituição de 1937 e a formação dos agentes de nível médio e elementar no Brasil só veio ser regulamentada a partir de 1971 através da Reforma do Ensino de 1º e 2º graus, com habilitação plena e parcial.

HABILITAÇÕES TÉCNICAS

Os Técnicos em Saúde são responsáveis por vários procedimentos no atendimento médico. São eles que realizam nossos exames para a análise do especialista.

A Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) possui um Banco de Dados da Educação Profissional Técnica em Saúde, podendo estes, atuar no Brasil e reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação) e pelo IMEP (Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), assim classificadas:

BIODIAGNÓSTICO:
- Auxiliar em Análises Clínicas
- Técnico em Análises Clínicas
- Técnico em Biodiagnóstico em Saúde


EDUCAÇÃO FÍSICA
-Técnico em Desportos

ENFERMAGEM
-Especialização em Técnico de Enfermagem em Geronto Geriatria
-Especialização em Técnico de Enfermagem em Instrumentação Cirúrgica
-Especialização em Auxiliar Técnico de Enfermagem do Trabalho
-Especialização em Técnico de Enfermagem em Instrumentação Cirúrgica
-Especialização em Técnico de Enfermagem de Centro Cirúrgico
-Especialização em Técnico de Enfermagem em Saúde Pública

EQUIPAMENTOS MÉDICO-HOSPITALARES
-Técnico em Equipamentos Biomédicos

ESTÉTICA
-Auxiliar de Estética
-Técnico em Estética

FARMÁCIA
-Auxiliar de Farmácia
-Técnico em Farmácia

GERÊNCIA EM SAÚDE
-Técnico em Administração Hospitalar
-Técnico em Gestão de Serviços de Saúde
-Técnico em Registros e Informações em Saúde

HEMOTERAPIA

-Técnico em Hemoterapia

NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

-Técnico em Nutrição e Dietética

RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM EM SAÚDE

-Auxiliar de Radiologia
-Técnico em Radiologia

REABILITAÇÃO

-Técnico em Massoterapia
-Técnico em Podologia
-Técnico em Prótese
-Técnico em Reabilitação
-Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos
-Técnico em Imobilizações Ortopédicas
-Especialização em Imobilizações Ortopédicas

SAÚDE BUCAL

-Auxiliar em Prótese Dentária
-Auxiliar de Consultório Dentário
-Técnico em Higiene Dental
-Técnico em Prótese Dentária

SAÚDE COMUNITÁRIA

-Técnico em Agente Comunitário de Saúde

SAÚDE VISUAL

-Técnico em Optometria
-Técnico em Óptica
-Especialização em Optometria

SEGURANÇA NO TRABALHO

-Auxiliar de Segurança do Trabalho
-Técnico em Segurança do Trabalho

TERAPIAS NATURAIS

-Técnico em Acupuntura
-Técnico em Homeopatia
-Técnico em Quiropatia
-Técnico em Shiatsu
-Técnico em Terapia Floral
-Técnico em Yoga
-Técnico em Naturopatia

VIGILÂNCIA EM SAÚDE

-Auxiliar Sanitário de Alimentos e Nutrição
-Técnico em Vigilância em Saúde

OUTROS CURSOS DA ÁREA DE SAÚDE

-Formação de Socorrista
-Técnico em Instrumentação Cirúrgica
-Técnico em Saneamento
-Técnico em Biotecnologia

Especialização em Necropsia e Anatomia Médico Legal
Especialização em Instrumentação Cirúrgica
Auxiliar Técnico em Instrumentação Cirúrgica

É importante ressaltar que alguns a maioria dos cursos acima mencionados possuem subáreas.

Exemplo: em REABILITAÇÃO, o curso de Técnico em Reabilitação, pode incluir cursos de:
Massagem, Reabilitação Massagista, Técnico em Massagem, Técnico em Reabilitação, Técnico em Reabilitação – Modalidade Fisioterapia, Técnico em Reabilitação – Modalidade Massagista, Técnico em Reabilitação – Modalidades Massagista, Fisioterapia, Massoterapia, Técnico em Reabilitação Física, Técnico em Recuperação Física

A SAÚDE GERA EMPREGOS

Notou quantas especialidades técnicas em saúde são reconhecidas no Brasil? Quantos técnicos trabalham para promover a nossa saúde? Quantos cursos na área de saúde podemos fazer?

Estima-se que a Copa do Mundo de 2014 irá gerar 1.089 empregos diretos e 1.568 indiretos, entre permanentes e temporários.

Além de cuidar da sua saúde, um curso técnico em saúde pode ser uma opção profissional. Pense nisso.


Fonte: Editoria HelpSaúde.

Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A riqueza do conhecimento compartilhado na prática médica moderna

Vamos discorrer sobre termos essenciais para a Gestão do Conhecimento (GC). Derivando definições da área de Informática, podemos afirmar que dado é sequência de símbolos quantificados ou quantificáveis. Portanto, um texto é um dado. De fato, as letras são símbolos quantificados, já que o alfabeto por si só constitui uma base numérica. De forma semelhante, sons e imagens também são dados. A partir do momento em que os dados podem ser organizados de forma lógica e inteligível, podemos chamá-los de informação. Quando a informação pode ser aplicada a qualquer situação em que seja necessária uma tomada de decisão, nós temos o conhecimento. Em outras palavras, conhecimento é a informação útil ou aquela que carrega um propósito. O conhecimento médico sempre foi uma combinação entre arte e ciência, sendo tradicionalmente relegado a pesquisadores a busca pelos avanços e, aos médicos praticantes, a arte de aplicar o conhecimento e se relacionar com o paciente. Entretanto, em nosso tempo,

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Malformações Vasculares do Cérebro

1. Introdução As malformações vasculares cerebrais são anomalias na formação dos vasos sanguíneos do cérebro e que podem levar a acidentes vasculares ou epilepsia.  2. Classificação em tipos Os diversos tipos de malformações vasculares cerebrais apresentam diferentes quadros clinicos, ou seja, sintomas e sinais de sua existência, assim como características típicas em exames de imagens, como ressonância magnética cerebral. Devem, portanto, ser analisadas separadamente. A classificação mais usada na literature médica divide as malformações vasculares cerebrais em quatro tipos: • Malformações artério-venosas ou mais conhecidas como MAV. • As malformações cavernosas cerebrais ou cavernomas (ou, também chamados angiomas cavernosos). • As malformações venosas (ou angiomas venosos). • As telangiectasias. 2.1. Malformações artériovenosas cerebrais (MAVs) Embora não seja o tipo mais comum de malformação vascular do cérebro, pode manifestar-se em pacientes jovens, sendo causa