terça-feira, 22 de novembro de 2011

Jogos, TV e Internet Podem Ajudar no Desenvolvimento Infantil?


Acompanhamos criticas de vários profissionais contra Vídeo-game, a TV e a Internet no cotidiano infantil/adolescente, todavia vale ressaltar que o problema além do conteúdo dos itens citados, como pais e educadores o ideal por sugestão é monitorar o tempo dispensado a tais atividades, já que é do conhecimento de todos que situações da vida humana são carregadas de características positivas e negativas.
Pensando nas conseqüências negativas estudos realizados nos últimos anos comprovam que o excesso de tempo diante destas tecnologias resultam na diminuição da interação social, aumento de peso (já que elas ficam horas e geralmente se alimentam de forma incorreta) e em muitos casos agressividade.
Associada a estes fatos encontramos a questão da violência social e a ausência dos pais (que trabalham cada vez mais para suprir as necessidades), sentindo-se mais seguros se seus filhos estiverem dentro de casa. A tendência é que estes jovens e crianças tornem-se adultos sedentários. A Psicologia se refere ao equilíbrio dinâmico dos aspectos: mente e corpo.
Considerando as conseqüências positivas as tecnologias descritas acima contribuem para o desenvolvimento motor, estimula atenção, concentração e percepção, raciocínio lógico. A diversidade de atividades facilita um desenvolvimento físico e mental saudável; a atividade física oxigena o cérebro, produz disposição, o esporte em grupo desenvolve as relações sociais e contribuem para solução de problemas, potencializa/desenvolve a criatividade, controle da ansiedade, etc.
Aproveitem o que a evolução científica nos oferece equilibrando atividades externas (dança, esportes, idiomas, passeios ao shopping;parques) com as internas (na tranqüilidade do lar).
Faça parte da vida do seu filho!
Fonte: Dra. Cristina Santana. CRP: SP 105076

Psicóloga cadastrada no Help Saúde

Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário