Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial do Diabetes - 14 de Novembro

O dia azul

Em 2007, a International Diabetes Federation lançou a idéia de iluminar de azul, monumentos em várias cidades do mundo, para chamar a atenção para o tratamento da diabetes.

Qual o tema para 2011?

A Sociedade Brasileira de Diabetes, através de pesquisa no site, listou os 5 temas propostos pelo International Diabetes Federation, e deixou que o público escolhesse o que mais se adequasse com a realidade brasileira. Foram escolhidos os dois temas abaixo:

O diabetes mata uma pessoa a cada 8 segundos
• O diabetes não discrimina: pode ocorrer em jovens ou idosos; ricos ou pobres; homens ou mulheres.

O círculo azul

A campanha para a Resolução das Nações Unidas sobre o Diabetes, liderada pela IDF, procurou escolher um ícone simples, que pudesse ser desenhado inclusive por uma criança. Assim, o símbolo adotado foi o círculo azul. O círculo simboliza a vida, a mãe terra e a saúde em várias culturas. Nesta campanha ele simboliza a união, em prol da campanha. O azul é a cor do céu e também da bandeira da ONU, que também representa a união entre os países.

O diabetes

O diabetes do tipo 2 apresentou um grande crescimento no número de casos. Em 1985, eram 30 milhões de doentes. Em 1995 esse número saltou para mais de 150 milhões, e estima-se que hoje já supere os 250 milhões. Se nada for feito, e continuar nesse ritmo de crescimento, em 2025 chegará aos 380 milhões de doentes.

Estatísticas

Cerca de metade dos portadores de diabetes desconhecem estar doentes. Nos países em desenvolvimento, esse índice chega a 80%.

Exercícios e dieta balanceada podem prevenir até 80% dos casos de diabetes tipo 2, segundo estudos.

Quem tem diabetes do tipo 2 tem o dobro de chances de ter um ataque cardíaco.

A cada ano, 7 milhões de pessoas em todo o mundo desenvolvem o diabetes.


Fonte: Editoria HelpSaúde.
Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

Todos nós já ouvimos falar sobre doenças sexualmente transmissíveis , sabemos que é um problema alarmante, por isso é sempre bom manter os olhos abertos e se cuidar, afinal de contas nos dias de hoje, com tanta informação e métodos para prevenção não podemos dar chance ao azar. As DST’s são variadas , citaremos algumas e falaremos um pouco de cada para deixar você leitor a par de cada uma delas. AIDS (HIV) – A Aids é a doença sexualmente transmissível mais conhecida e também a mais preocupante . Até hoje não foi descoberta a cura para este vírus, apenas medicamentos para controlá-lo. Os sintomas variam, alguns deles: forte febre, diarréia, feridas na pele; Sífilis – É uma doença que se caracteriza por lesões na pele e mucosas. 60% dos casos acontecem nos homens e a sífilis se não for tratada pode causar a morte . Gonorréia – Sintomas da gonorréia são ardência ao urinar e febre baixa. O combate vem com a higiene adequada ao local e uso de medicamentos. A gonorréia precisa s

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER: