Pular para o conteúdo principal

Dia Nacional do Doador de Sangue - 25 de Novembro

Semana Nacional da Doação Voluntária de Sangue
25 de novembro é o Dia Nacional do Doador de Sangue.

Você é um doador?

Se for, não esqueça que de 21 a 25 de novembro de 2011 é realizada “A Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue” em todo o país e esta pode ser a sua oportunidade de realizar um ato de amor.

Na semana de 25 de novembro são realizadas anualmente campanhas e programas de incentivo à doação de sangue. Esta semana faz parte da estratégia do governo para o Brasil atingir a meta da Organização Mundial de Saúde (OMS) para um país manter os estoques regularizados.
Os principais serviços de coleta de sangue sempre realizam atividades para aumentar o número de doações. Portanto, a criação da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue vem oficializar e ampliar uma prática já legitimada pela sociedade.

O que a OMS recomenda?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a meta ideal é que de 3% a 5% da população doe sangue anualmente, para que seja mantido um estoque nacional abastecido. Atualmente o percentual de brasileiros doadores varia entre 1,76% a 1,78% todos os anos.

Que tal começar a doar?

Doar sangue é seguro e quem doa uma vez, não é obrigado a doar sempre. No entanto, é muito importante que pessoas saudáveis doem regularmente.

Quem pode doar? Quais as recomendações?

- Ter entre 16 e 67 anos (menores de 18 devem estar acompanhados dos pais ou portar autorização registrada em cartório);

• Apresentar documento oficial com foto (pode ser carteira de identidade, de habilitação, entre outros)

• Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação;
• Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas antes da doação;

• Gozar de boa saúde (avaliação médica no Hemocentro);

• Estar alimentado;

• Não estar em uso de medicamentos;
• Pesar acima de 50 quilos (descontar vestuário);

• Não ter colocado piercing ou feito tatuagem nos últimos doze meses;
• Não ter realizado endoscopia nos últimos doze meses;
• Evitar fumar 2 horas antes da doação.


Quem não pode doar?

• Quem foi diagnosticado com hepatite após os 10 anos de idade;
• Portadores de doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas etc ;

• Usuários de drogas;
• Pessoas que tiveram relação sexual de risco.


Algumas situações que impedem provisoriamente a doação de sangue

1. Febre - acima de 37°C

2. Gripe ou resfriado

3. Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana)
Amamentação (até 1 ano após o parto)
4. Uso de alguns medicamentos

5. Anemia

6. Cirurgias
7. Extração dentária 72 horas
8. Tatuagem: 01 ano sem doar
9. Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina

10. Transfusão de sangue: impedimento por 01 ano


O que ocorre após a doação?

Após a doação, recomenda-se evitar pelas próximas 12 horas atividades como pilotar aeronaves, conduzir veículos pesados, praticar esportes radicais ou de alta intensidade.

O doador recebe um lanche oferecido no posto de coleta e são passadas instruções e orientações. Seu sangue será analisado e posteriormente poderá receber os resultados. O sangue doado é separado em partes (hemácias, plaquetas, plasma) que podem beneficiar vários pacientes, salvando até 8 vidas em um simples gesto.

O que é feito com o sangue após a doação?

1 -Fracionamento: A bolsa de sangue total é centrifugada e separada em 03 componentes:
Concentrado de hemácias, Concentrado de plaquetas, Plasma
2- Exames laboratoriais: são realizados exames para determinação do Grupo sanguíneo e para detecção de doenças transmissíveis pelo sangue.
3- Liberação da bolsa - após a realização dos exames laboratoriais, a bolsa de sangue é liberada para transfusão.
4- Transfusão - o sangue é utilizado principalmente nas grandes emergências (acidentes de trânsito, por armas, hemorragias agudas etc), nas cirurgias e em pacientes com doenças oncológicas e hematológicas.

Não esqueça : Você pode doar sangue durante todo o ano. Salve vidas!

Fonte: Editoria HelpSaúde.


Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER:

Furúnculo

O que é furúnculo? Trata-se de uma doença de pele razoavelmente comum. Ela surge quando existe inflamação nos folículos pilosos, que são as cavidades onde nascem os pelos . Este poro aonde surgiu inflamação acaba sendo contaminado por bactérias que costumam colonizar a pele. O resultado é o acúmulo de pus e tecido morto dentro do poro . Com a expansão da infecção , a pele ao redor vai sendo atingida. Forma-se um orifício maior com o seu contorno bastante doloroso, avermelhado e inchado. Costuma ser causado pela bactéria estafilococos . Pode ocorrer em diversas áreas do corpo. Mas, surge principalmente em locais de maior atrito ou transpiração como axilas, virilhas, nádegas, face interna das coxas ou pescoço. Quando a bactéria entra no folículo, se espalha e forma-se uma lesão dolorosa, com tamanho variando de acordo com a profundidade do folículo atingido. A lesão tem aspecto enrijecido, quente e de coloração avermelhada. O centro da lesão tem tom amarelado, devido à necros