Pular para o conteúdo principal

Dia Nacional da Homeopatia - 21de Novembro

A Homeopatia Chegou!

A data escolhida para celebrar a Homeopatia no Brasil foi 21 de novembro 1844. Dia em que o Dr. Benoit-Gules Mure, médico de nacionalidade francesa, chegou ao Brasil e começou a difundir a homeopatia.

O surgimento da homeopatia no Brasil

O Dr. Mure, foi curado de tuberculose na França pelo médico e Conde Dr. Sebástien des Guidi, discípulo de Hahnemann, que foi também responsável por introduzir a homeopatia na França. Posteriormente, o próprio Mure tornou-se discípulo de Hahnemann, e passou a divulgar a homeopatia na Europa, principalmente na Itália e França.

O Dr. Mure veio ao Brasil com o objetivo de montar uma comunidade industrial para fabricar máquinas a vapor. Porém, no pouco tempo em que permaneceu no Rio, no bairro da Lapa, ficou conhecido por suas curas “milagrosas” através da homeopatia.

Recebeu autorização do governo imperial brasileiro para colonizar a península do Saí, na divisa do Paraná com Santa Catarina, e foi para lá com 100 famílias. A colonização não prosperou e ele retornou, mas antes criou a Instituo Homeopático do Saí, e uma Escola Suplementar de Medicina.

No Rio de Janeiro, em dezembro de 1843, junto com Vicente José, médico português que era seu discípulo, fundo o Instituto Homeopático do Brasil, propagando a homeopatia entre os necessitados, em prol dos escravos, pobres e excluídos. Dessa iniciativa surgiram novos consultórios homeopáticos na cidade e interior do Rio e São Paulo. Surgiu a Botica Homeopática Central, que veio a ser a primeira farmácia homeopática do país.

Apenas a partir de 1979 a Homeopatia passou a fazer parte do hall de especialidades médicas pelo Conselho Federal de Medicina. Hoje está incluída no Sistema Único de Saúde(SUS) como parte da política de Estado.

Você já se tratou com homeopatia?

A Homeopatia é muito bem difundida no Brasil. Existem hoje inúmeros clínicos gerais e pediatras que trabalham com este modelo de tratamento médico. Existem aindaveterinários, dentistas e farmacêuticos que trabalham com Homeopatia. Possui especial reconhecimento pelo tratamento de alergias, doenças reumáticas e para o tratamento de sobrepeso e tabagismo.

E você, já consultou um homeopata?

Fonte: Editoria HelpSaúde.
Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Malformações Vasculares do Cérebro

1. Introdução As malformações vasculares cerebrais são anomalias na formação dos vasos sanguíneos do cérebro e que podem levar a acidentes vasculares ou epilepsia.  2. Classificação em tipos Os diversos tipos de malformações vasculares cerebrais apresentam diferentes quadros clinicos, ou seja, sintomas e sinais de sua existência, assim como características típicas em exames de imagens, como ressonância magnética cerebral. Devem, portanto, ser analisadas separadamente. A classificação mais usada na literature médica divide as malformações vasculares cerebrais em quatro tipos: • Malformações artério-venosas ou mais conhecidas como MAV. • As malformações cavernosas cerebrais ou cavernomas (ou, também chamados angiomas cavernosos). • As malformações venosas (ou angiomas venosos). • As telangiectasias. 2.1. Malformações artériovenosas cerebrais (MAVs) Embora não seja o tipo mais comum de malformação vascular do cérebro, pode manifestar-se em pacientes jovens, sendo causa

Estados Unidos questionam o pânico da H1N1

Com toda a movimentação da mídia, dos governos, previsões catastróficas e vacinas compradas às pressas, os americanos e outras nações começam a questionar se todo o movimento mundial em volta da Gripe H1N1 não traria mais malefícios para a sociedade do que a própria epidemia. Notícias como "A Gripe Suína já matou 600 pessoas nos EUA e já corresponde a 97% das novas infecções" assustam qualquer um, mas tomam nova perspectiva quando vemos que 36.000 pessoas morrem anualmente para a "gripe comum" (gripe sazonal). Medidas bem intencionadas podem ser exageradas às vezes, como um excesso de escolas fechadas, e tendem a espalhar o pânico na sociedade, alimentando um medo que não corresponde à gravidade da situação. Não que devamos abstrair dos cuidados, mas é melhor para todos quando damos o devido peso às situações. Os estadunidenses já passaram por várias situações de pânico da população que no final não se converteram em tragédias, como o medo do antraz, do bug do