Pular para o conteúdo principal

Tipos de Cânceres de Mama

Conhecendo as diferentes terminologias que definem os cânceres de mama, fica mais fácil saber seu prognóstico e sua opção de tratamento.

Em ordem alfabética temos:

Adenocarcinoma: É um tipo geral de câncer que aparece em qualquer tecido glandular do organismo. Na mama são os mais comuns.Há dois tipos principais de adenocarcinomas de mama:- carcinomas ductal e carcinomas lobulares. Também há vários subtipos de adenocarcinoma alguns dos quais tem implicações importantes para prognose e tratamento.

Carcinoma ductal in situ (CDIS): É chamado também por carcinoma intraductal. É o tipo mais comum de câncer de mama não-invasivo. Há células cancerosas dentro dos ductos. Não há invasão dos tecidos contíguos. A cura é possível em cerca de quase 100% de mulheres diagnosticadas nesta fase precoce. O diagnóstico é feito através da mamografia. CDIS às vezes é sub classificado de acordo com seu grau e tipo. Grau se refere a agressividade que as células cancerosas apresentam ao microscópio. Há vários tipos de CDIS, mas a diferença fundamental está na presença ou não de necrose (células em degeneração). O termo comedocarcinoma freqüentemente define um tipo de CDIS com necrose.

Carcinoma Ductal Invasivo (CDI): Origina-se nos ductos por onde circula o leite.Rompe a parede do ducto e infiltra o tecido gorduroso da mama, podendo espalhar-se para outras partes do organismo através do sistema linfático e circulação sangüínea. CDI constituem aproximadamente 80% dos cânceres de mama.

Carcinoma Lobular Invasivo (CLI): Têm origem nas glândulas produtoras de leite e podem metastatizar. Constituem cerca de 10% a 15% dos cânceres de mama. Seu diagnóstico pode ser mais difícil pela mamografia do que o CDI.

Câncer de mama inflamatório: Este tipo raro de câncer mama invasivo constitue aproximadamente 1% de todos os cânceres de mama. Câncer de mama inflamatório faz a pele da mama parecer vermelha e quente. A pele tem a aparência de casca laranja. Tal aparência deve-se ao bloqueio que as células cancerosas produzem nos canais linfáticos.

In situ: Tal termo define aquele carcinoma que está confinado a área que o produziu. Em mama, caracteriza que está confinado aos ductos ( CDIS ) ou aos lóbulos ( CLIS ). Não atingiu os tecidos gordurosos adjacentes.

Carcinoma Lobular In Situ (CLIS): Às vezes é classificado como um tipo de câncer de mama não-invasivo. Começa nas glândulas produtoras de leite, mas não invade as paredes dos lóbulos. Acredita-se que o CLIS não se torna um câncer invasivo, mas as mulheres portadoras do mesmo têm maior risco de desenvolver um câncer de mama invasivo na mesma mama ou na mama oposta. Recomenda-se as portadoras do mesmo exame clínico três vezes por ano e uma mamografia anual.

Carcinoma Medular: Apresenta limites preciso entre tecido tumoral e normal. Também tem algumas outras características especiais como: grande tamanho celular e presença de células imunológicas nas margens do tumor. Constituem cerca de 5% dos cânceres de mama. Seu prognóstico é melhor do que os outros tipos invasivos.

Carcinoma Mucinoso: É raro e invasivo. Formado por células produtoras de muco. O prognóstico é mais favorável. Também é chamado de carcinoma colóide.

A doença de Paget do mamilo: Tem origem nos ductos e espalha-se pela pele do mamilo e aréola. É um tipo raro de câncer de mama (menos de 1% de todos os casos). A pele do mamilo e aréola aparecem freqüentemente com aspecto de crosta que se descama, vermelha, com áreas de sangramento e exsudação. Ocorre sensação de queimação e coceira. A doença de Paget pode ser associada com um carcinoma in situ ou com carcinoma infiltrativo de mama. Ausência de nódulo e biópsia com resultado de Carcinoma Ductal In Situ (CDIS) sem áreas infiltrativas o prognóstico é excelente.

Tumor Phyllodes: É um raro tipo derivado do tecido conjuntivo ou estroma da mama. Phyllodes são tumores normalmente benignos mas em raras ocasiões podem ser malignos (com potencial de metastatizar). Os benignos são tratados pela remoção da massa e uma pequena margem de tecido mamário normal. Malignos são tratados com remoção do tumor e ampla margem do tecido normal adjacente ou através de uma mastectomia. Estes cânceres não respondem a terapia hormonal e a quimioterapia ou radioterapia. Já foram chamados de cistosarcoma filodes.

Carcinoma Tubular: Compreendem aproximadamente 2% de todos os cânceres de mama. É um tipo especial de carcinoma de mama infiltrativo. Eles têm um prognóstico melhor que os ductais infiltrativos ou os carcinomas lobulares.

Fonte: Dr. Ayrton de Andrea Filho. CRM: SP 18259

Ginecologista/Oncologista cadastrado no Help Saúde.


Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

Todos nós já ouvimos falar sobre doenças sexualmente transmissíveis , sabemos que é um problema alarmante, por isso é sempre bom manter os olhos abertos e se cuidar, afinal de contas nos dias de hoje, com tanta informação e métodos para prevenção não podemos dar chance ao azar. As DST’s são variadas , citaremos algumas e falaremos um pouco de cada para deixar você leitor a par de cada uma delas. AIDS (HIV) – A Aids é a doença sexualmente transmissível mais conhecida e também a mais preocupante . Até hoje não foi descoberta a cura para este vírus, apenas medicamentos para controlá-lo. Os sintomas variam, alguns deles: forte febre, diarréia, feridas na pele; Sífilis – É uma doença que se caracteriza por lesões na pele e mucosas. 60% dos casos acontecem nos homens e a sífilis se não for tratada pode causar a morte . Gonorréia – Sintomas da gonorréia são ardência ao urinar e febre baixa. O combate vem com a higiene adequada ao local e uso de medicamentos. A gonorréia precisa s

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER: