Pular para o conteúdo principal

Neuroma de Morton

O que é?

É um neuroma benigno, ou seja, uma tumoração que não é câncer, no nervo plantar interdigital (entre os dedos).

Foi identificado pela primeira vez por Thomas G. Morton em 1876, por isso o nome. Geralmente, provoca dor localizada e, frequentemente , se forma na região interdigital, situado entre os metatarsos e os dedos, devido ao contato entre o nervo que passa no local e as cabeças dos metatarsos.

Como ele se forma?

Sua causa é desconhecida, mas sabe-se que é mais frequente em pessoas que usam calçados apertados na ponta dos dedos ou com movimentos ineficientes ou inadequados, como, por exemplo, nos atletas de corrida que forçam demasiadamente as pontas dos pés durante as passadas.

O neuroma de Morton forma uma pequena massa (como se fosse um calo por baixo da pele, mas de tecido nervoso) ao redor do nervo plantar comum, situado embaixo do pé.

Na forma mais comum ocorre entre o terceiro e quarto dedos, 80% dos casos, e mais raramente, entre o segundo e terceiro dedo, em apenas 16% das ocorrências.

São mais freqüentes no pé esquerdo, raramente são bilaterais (ocorrerem nos dois pés), e cerca de 86% dos casos ocorrem em mulheres.

Sintomas mais comuns

A principal queixa dos que sofrem com o neuroma de Morton são a dor no ante pé, ficar em pé ou caminhar. A dor começa no metatarso e se irradia por todo o pé. Pode ocorrer sensação de queimação no pé ou até mesmo dormência nos dedos. Não apresenta sinais externos, como inchaços ou protuberâncias. Sapatos de salto alto ou estreitos e apertados podem agravar os sintomas, pois aperta os ossos dos dedos do pé, o que contribui para comprimir o nervo. A hiper extensão dos dedos durante a descarga de peso durante o agachamento, subida de escadas ou durante a corrida podem ampliar os sintomas.

Diagnóstico

O médico irá realizar exames clínicos, avaliando histórico e tipo de dor do paciente, e exames físicos, apalpando o pé à procura de alguma massa ou estalo entre os ossos, ou irá pressionar os espaços entre os ossos dos dedos para que surja a dor ou identifique calos ou fraturas por esforço que possam ser a causa das dores. Raio X também poderá ser solicitado.

Tratamento

O tratamento é simples e costuma envolver um ou mais destes:

- mudar os calçados, aprendendo a evitar modelos que sejam apertados ou justos demais. Deve-se também evitar saltos elevados, substituindo os por sapatos mais largos, com saltos mais baixos e sola macia. Esta atitude possibilita que os ossos se estendam, reduzindo a pressão no nervo;

- usar palmilhas ortopédicas, levantando e separando os ossos do pé a fim de reduzir a pressão no nervo;

- uso de medicamentos prescritos por ortopedista para diminuir o inchaço e inflamação no nervo, enquanto for necessário;

- fisioterapia, as sessões podem ser extremamente importantes para o alívio da dor.

Diversos estudos mostraram que a utilização da combinação de sapatos mais confortáveis, medicamentos antinflamatórios e palmilhas ortopédicas feitas sob medida levam à resposta satisfatória no alívio das dores em mais de 80% dos casos de pessoas que sofrem de neuroma de Morton.

Fonte: Editoria HelpSaúde.
Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER:

Furúnculo

O que é furúnculo? Trata-se de uma doença de pele razoavelmente comum. Ela surge quando existe inflamação nos folículos pilosos, que são as cavidades onde nascem os pelos . Este poro aonde surgiu inflamação acaba sendo contaminado por bactérias que costumam colonizar a pele. O resultado é o acúmulo de pus e tecido morto dentro do poro . Com a expansão da infecção , a pele ao redor vai sendo atingida. Forma-se um orifício maior com o seu contorno bastante doloroso, avermelhado e inchado. Costuma ser causado pela bactéria estafilococos . Pode ocorrer em diversas áreas do corpo. Mas, surge principalmente em locais de maior atrito ou transpiração como axilas, virilhas, nádegas, face interna das coxas ou pescoço. Quando a bactéria entra no folículo, se espalha e forma-se uma lesão dolorosa, com tamanho variando de acordo com a profundidade do folículo atingido. A lesão tem aspecto enrijecido, quente e de coloração avermelhada. O centro da lesão tem tom amarelado, devido à necros