quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Quando eu Preciso de um Psiquiatra Forense?

O Psiquiatra Forense é necessário quando estamos analisando a possibilidade de abrir um Processo Judicial onde existe a discussão da existência ou não de uma doença mental e em caso positivo a repercussão desta no âmbito judicial.

Os Processos abertos Cível, Previdenciário, Família ou Criminal podem precisar da opinião técnica do Psiquiatra Forense para prestar esclarecimentos para a Justiça.

Quando uma das partes no processo quer provar existência ou não de uma determinada doença mental para obtenção de benefício da decisão Judicial precisa ser indicado o Psiquiatra Forense para examinar a Sanidade Mental do indivíduo em questão.

Geralmente os Advogados procuram os Psiquiatras Forenses para auxiliarem nos processos na fase em que o Juízo do processo determina a realização de Perícia Médica através de Perito de sua confiança.

Orientamos aos profissionais do Direito que antes de elaborar a inicial do processo procure o Psiquiatra Forense para já começar a prestar o serviço de Assistência Técnica, pois uma avaliação da pessoa, de prontuários médicos e histórico da existência ou não da doença mental, ajudará formatar com maior clareza o que será pleiteado.

Após a abertura do processo já na fase de perícia médica, aparece a figura do Assistente Técnico que deve ser nomeado no processo para atuar colaborando com o Advogado da parte que foi convidado.

O Assistente Técnico que no nosso caso é um Psiquiatra Forense é um especialista em Saúde Mental aplicada nas discussões Judiciais.

Esse trabalho é importantíssimo para auxiliar as partes interessadas no processo a trazerem as evidências da existência ou não da doença para que o Juízo possa julgar o pedido com devida pertinência.

Quando houver discussões a respeito de Saúde Mental e repercussões para Justiça tanto como réu como autor procure um Psiquiatra Forense.

Fonte: Dr. Hewdy Lobo Ribeiro. CRM: SP 114681

Psicoterapeuta cadastrado no Help Saúde.


Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário