segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Dia Mundial do Diabetes - 14 de Novembro

O dia azul

Em 2007, a International Diabetes Federation lançou a idéia de iluminar de azul, monumentos em várias cidades do mundo, para chamar a atenção para o tratamento da diabetes.

Qual o tema para 2011?

A Sociedade Brasileira de Diabetes, através de pesquisa no site, listou os 5 temas propostos pelo International Diabetes Federation, e deixou que o público escolhesse o que mais se adequasse com a realidade brasileira. Foram escolhidos os dois temas abaixo:

O diabetes mata uma pessoa a cada 8 segundos
• O diabetes não discrimina: pode ocorrer em jovens ou idosos; ricos ou pobres; homens ou mulheres.

O círculo azul

A campanha para a Resolução das Nações Unidas sobre o Diabetes, liderada pela IDF, procurou escolher um ícone simples, que pudesse ser desenhado inclusive por uma criança. Assim, o símbolo adotado foi o círculo azul. O círculo simboliza a vida, a mãe terra e a saúde em várias culturas. Nesta campanha ele simboliza a união, em prol da campanha. O azul é a cor do céu e também da bandeira da ONU, que também representa a união entre os países.

O diabetes

O diabetes do tipo 2 apresentou um grande crescimento no número de casos. Em 1985, eram 30 milhões de doentes. Em 1995 esse número saltou para mais de 150 milhões, e estima-se que hoje já supere os 250 milhões. Se nada for feito, e continuar nesse ritmo de crescimento, em 2025 chegará aos 380 milhões de doentes.

Estatísticas

Cerca de metade dos portadores de diabetes desconhecem estar doentes. Nos países em desenvolvimento, esse índice chega a 80%.

Exercícios e dieta balanceada podem prevenir até 80% dos casos de diabetes tipo 2, segundo estudos.

Quem tem diabetes do tipo 2 tem o dobro de chances de ter um ataque cardíaco.

A cada ano, 7 milhões de pessoas em todo o mundo desenvolvem o diabetes.


Fonte: Editoria HelpSaúde.
Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário