quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dia do não fumar - 16 de Novembro

A data visa chamar atenção da população para o combate ao cigarro. Nos últimos anos, o crescimento no número de mortes tornou-se alarmante. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o cigarro é o principal responsável pelo número de mortes evitáveis em todo o mundo.

Caso de saúde pública

O assunto vem sendo abordado com freqüência não apenas pela OMS e Ministério da Saúde, mas também por outros órgãos governamentais, imprensa, ONGs e até instituições privadas, através de programas de semana da qualidade de vida. No mundo, o fumo é responsável pela morte de aproximadamente 5 milhões de pessoas entre 35 e 69 anos anualmente. No Brasil, são 200 mil mortes todos os anos. 90% dos casos de câncer de pulmão, e 30% de outros casos de câncer (boca, faringe, pâncreas, rim e colo de útero) são resultados da combinação alcatrão + monóxido de carbono + nicotina.

Além disso, o fumo também é responsável por 75% dos casos de bronquite crônica, 80% dos casos de enfisema pulmonar e 25% dos casos de infarto agudo do miocárdio.

Benefícios imediatos quando se para de fumar:

- Ao parar, em até 20 minutos o pulso se normaliza;

- 8 horas após o último cigarro, o nível de oxigênio apresenta aumento;

- Em 24 horas, o pulmão já se torna mais limpo;

- Dois dias sem cigarro, o paladar e olfato apresentam melhora sensível, a respiração melhora, e a pessoa se sente com mais energia e disposição;

- Depois de 2 semanas a 3 meses, o sistema imunológico apresenta uma grande melhora em sua atividade.

Fonte: Editoria HelpSaúde.
Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário