Pular para o conteúdo principal

Cistite


O que é cistite?

É dado o nome de cistite às doenças inflamatórias ou infecciosas da bexiga.

Mais frequentemente causada por uma bactéria, a Escherichia coli, característica do trato digestivo. Ocorre mais frequentemente nas mulheres. Isto se dá devido a questões anatômicas: A uretra feminina é mais curta, dando acesso mais rápido às bactérias. A presença destas no trato urinário pode causar infecção na uretra (uretrite), na bexiga (cistite) e conseguir continuar migrando no trato urinário, pode atingir os rins (pielonefrite).

A cistite pode afetar homens, mulheres e crianças, mas é bem mais comum nas mulheres. Assim, uma em cada duas mulheres terá cistite durante a vida, e mulheres em atividade sexual terão pelo menos uma ocorrência de cistite a cada dois anos.
Nos homens com mais de 50 anos, o aumento no tamanho da próstata, que pode causar retenção de urina na bexiga, também pode levar ao surgimento da cistite.

Quais são os sintomas da cistite?

A pessoa com cistite sente a necessidade urinar com freqüência, porém cada micção, a quantidade de urina expelida é bem pouca, e durante a micção, pode haver dor ao urinar. Dores na bexiga, nas costas e no ventre inferior também ocorrem. O paciente pode apresentar febre, e em casos mais graves, sangue junto com a urina.

Como é feito o diagnóstico da cistite?

Em caso de suspeita de cistite, o médico irá analisar o histórico clínico do paciente e os sintomas relatados. Costumeiramente será solicitado o exame de urina. Pode ser ainda necessário fazer-se uma urocultura com antibiograma, para que seja identificado o agente causador da infecção e se determinar o tratamento mais adequado.

Como é o tratamento da cistite?

A cistite infecciosa requer tratamento medicamentoso, com uso de antibióticos ou quimioterápicos que serão escolhidos de acordo com a bactéria identificada nos exames laboratoriais.

Nas mulheres, os episódios de reincidência da doença podem ser freqüentes e com gravidade, mas, quando o tratamento é seguido corretamente, as chances de cura são muito altas.
Para isso, é necessário que todas as recomendações médicas com relação ao tratamento sejam seguidas rigidamente, mesmo que os sintomas da doença não estejam mais ocorrendo.

Quais os cuidados para se evitar a cistite?

1. Deve se beber muita água, pois o líquido ajuda na eliminação das bactérias da bexiga.
2. É importante não reter a urina, deve-se urinar com freqüência. Reter por longos períodos é prejudicial à saúde
3. . Urinar imediatamente após as relações sexuais também ajuda na eliminação de bactérias que se encontrem no trato urinário.
4. Os cuidados com a higiene pessoal devem ser rigorosos. As regiões da vagina e do ânus devem ser muito bem limpas. (após evacuar, use o papel higiênico sempre passado da frente para trás, a fim de evitar trazer para a vagina as bactérias que estejam no ânus. O ideal é, sempre que possível, lavar o local com água e sabão.
5. Deve se evitar o uso de roupas íntimas muito justas e apertadas, ou que possam reter calor e umidade, pois estas são as condições ideais para a proliferação de bactérias.
6. Deve-se ainda reduzir ou até evitar o consumo de bebidas alcoólicas, fumo, temperos fortes e cafeína, pois essas substâncias provocam irritação no trato urinário.
7. Durante a menstruação, o absorvente higiênico deve ser trocado com freqüência, para evitar a ocorrência de bactérias.

Fonte: Editoria HelpSaúde.







Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER:

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

Todos nós já ouvimos falar sobre doenças sexualmente transmissíveis , sabemos que é um problema alarmante, por isso é sempre bom manter os olhos abertos e se cuidar, afinal de contas nos dias de hoje, com tanta informação e métodos para prevenção não podemos dar chance ao azar. As DST’s são variadas , citaremos algumas e falaremos um pouco de cada para deixar você leitor a par de cada uma delas. AIDS (HIV) – A Aids é a doença sexualmente transmissível mais conhecida e também a mais preocupante . Até hoje não foi descoberta a cura para este vírus, apenas medicamentos para controlá-lo. Os sintomas variam, alguns deles: forte febre, diarréia, feridas na pele; Sífilis – É uma doença que se caracteriza por lesões na pele e mucosas. 60% dos casos acontecem nos homens e a sífilis se não for tratada pode causar a morte . Gonorréia – Sintomas da gonorréia são ardência ao urinar e febre baixa. O combate vem com a higiene adequada ao local e uso de medicamentos. A gonorréia precisa s