Pular para o conteúdo principal

Dengue

O que é dengue?

A dengue é uma doença infecciosa, causada por um arbovírus, e ocorrem principalmente nos países subtropicais e tropicais do mundo. As epidemias são mais comuns o verão, durante ou após os períodos de grande incidência de chuvas.

Quantos tipos de dengue existem? Quais os riscos em cada uma?

Existem 4 tipos de vírus da dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3, DEN-4. Todos os 4 vírus provocam os mesmos tipos de sintomas, mas em alguns pacientes a doença pode evoluir, normalmente após o 5° dia, para o tipo mais grave da doença, que é a dengue hemorrágica.

Como se pega dengue?

A doença é transmitida apenas pela picada do mosquito Aedes aegypti. Cada pessoa pode contrair a doença de um determinado vírus uma única vez, ou seja: se for infectada pelo vírus tipo DEN-2, não ficará doente se for infectada novamente por este mesmo vírus. Embora todos as 4 tipos de vírus causem os mesmos sintomas, o tipo DEN-4 tem causado preocupação por ser uma variação nova do vírus, o que significa que existem poucas pessoas imunes a ele.

Como evitar a contaminação e como ajudar a evitar a epidemia?

A principal forma de evitar a contaminação ainda é a prevenção. Mantenha caixas d´água e reservatórios sempre muito bem tampados. Evite o acúmulo de água parada nos vasos de plantas. Não deixe recipientes como garrafas, vasilhas ou qualquer outra coisa que possa armazenar água expostos à chuva. Mesmo pequenos objetos como tampas de garrafa ou sacos plásticos podem acumular água suficiente para que o mosquito deposite seus ovos, então mantenha o quintal sempre limpo. Lave as bordas dos vasos de plantas e recipientes de água e comida dos animais de estimação, para eliminar possíveis larvas do mosquito.

Você já teve dengue? Quais os riscos de uma segunda infecção?

Quem já teve dengue pode contrair a doença pela segunda, e neste caso os riscos aumentam, com a dengue ocorrendo de forma mais grave e intensa, podendo evoluir para dengue hemorrágica ou choque por dengue, que são mais comuns em casos de segunda infecção.

Neste caso, procure rapidamente seu médico diante dos sintomas de dengue, mesmo que pareçam apenas uma gripe forte.

Como a Dengue tem afetado a população carioca?

O medo de uma nova epidemia assusta a população. O número de casos registrados no estado em 2011 vem caindo, porém já houveram 130 mortes em decorrência da doença. Por ser uma doença que é transmitida pelo mosquito (Aedes Aegypti), torna se fácil contrair a doença, e difícil o controle, já que o mosquito pode se desenvolver em qualquer lugar que ofereça as condições que ele precisa: água parada e limpa. Felizmente, a população tem participado ativamente do combate ao mosquito, cuidando para que não hajam possíveis criadouros de mosquitos em suas casas, e o governo tem promovido programas contínuos para evitar o avanço da doença.

Como a Dengue tem afetado o Brasil? Quais os estados mais afetados?

As características climáticas do Brasil, clima tropical, com muitas chuvas e temperaturas elevadas, oferecem um ambiente propício ao desenvolvimento da doença.

Os estados mais afetados são Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Ceará, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, que juntos concentram 75% dos casos registrados no país.

Todo ano, são investidos centenas de milhões de reais através dos Governos Estaduais em programas de prevenção e combate à doença e também em ações de esclarecimento e conscientização da população para que aprendam a combatê-la.

O grande número de casos da doença também implica em aumento de casos de internaçã, leitos ocupados na rede pública de saúde e geram grandes despesas do dinheiro público que podem ser evitados com as medidas já descritas.


Quais as medidas mais eficazes até hoje para evitar a contaminação?

Programas de prevenção realizados durante todo o ano e não somente durante o verão e períodos de aumento de chuvas, que é quando normalmente ocorre o pico da doença. Ações de conscientização da população, incentivando a vigiarem e evitarem a ocorrência de possíveis criadouros de mosquitos em suas casas, tem se mostrado muito eficiente no combate à dengue.

O quê você pode fazer para evitar a contaminação na sua casa, no seu trabalho e no seu bairro?

- manter sempre o quintal limpo, eliminando o que não for necessário, como tampinhas de garrafa, folhas ou plásticos que possam acumular água;
- remover a água acumulada nos vasos de plantas;
- armazenar garrafas vazias sempre de cabeça para baixo;
- tonéis, caixas d´água e reservatórios devem ser mantidos sempre bem tampados, assim como qualquer recipiente que possa armazenar água;
- escovar bem bordas de recipientes como vasilhas de água e comida de animais de estimação, vasos de planta e etc, para que sejam removidas possíveis larvas do mosquito transmissor.

Sugira medidas para evitar a contaminação!

Fonte: Editoria HelpSaúde.
Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER:

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

Todos nós já ouvimos falar sobre doenças sexualmente transmissíveis , sabemos que é um problema alarmante, por isso é sempre bom manter os olhos abertos e se cuidar, afinal de contas nos dias de hoje, com tanta informação e métodos para prevenção não podemos dar chance ao azar. As DST’s são variadas , citaremos algumas e falaremos um pouco de cada para deixar você leitor a par de cada uma delas. AIDS (HIV) – A Aids é a doença sexualmente transmissível mais conhecida e também a mais preocupante . Até hoje não foi descoberta a cura para este vírus, apenas medicamentos para controlá-lo. Os sintomas variam, alguns deles: forte febre, diarréia, feridas na pele; Sífilis – É uma doença que se caracteriza por lesões na pele e mucosas. 60% dos casos acontecem nos homens e a sífilis se não for tratada pode causar a morte . Gonorréia – Sintomas da gonorréia são ardência ao urinar e febre baixa. O combate vem com a higiene adequada ao local e uso de medicamentos. A gonorréia precisa s