Pular para o conteúdo principal

Dia do Podólogo - 4 de Dezembro

Esta data foi instituída através do Projeto de Lei 6042/2005, em homenagem ao Podólogo Lacy de Azevedo, fundador e 1º Presidente da Associação Brasileira de Podólogos, em 04 de dezembro de 1964.

HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ NÃO VISITA UM PODÓLOGO?

Calos, unhas encravadas, danificadas, micoses? Todas as pessoas deveria procurar um podólogo regularmente, pois ele é o profissional da saúde capacitado cientificamente para analisar, investigar, prevenir e tratar patologias dos pés, atuando também na estética.

PODOLOGIA

O termo Podologia origina-se do grego arcaico tendo por prefixo Podos = Pé, Pés e sufixo Logos = tratado, estudo, conhecimento. Formando então Podologia: nome da ciência que trata do estudo dos pés. Podologista/podiatra - termo obviamente com as mesmas origens que designa a pessoa que aplica terapia nos pés, com estudo superior ou técnico - científico adequado em Podologia, aprofundado da anatomia, fisiologia, podopatias e conhecimento biomecânico dos pés.

FIQUE ATENTO:

DIFERENÇA ENTRE PEDICURE E PODÓLOGO:
O podólogo cuida da saúde do tornozelo e pés, na anatomia e patologia. Pode atuar tanto em problemas mais simples, como o manejo de calos e unhas encravadas até em alterações posturais. É capacitado para realizar análise clínica da marcha e confeccionar palmilhas e órteses de correção postural, quando necessário.

Os instrumentos que utiliza durante a prática recebem os mesmos cuidados que são aplicados ao material hospitalar. Para exercer sua atividade, segue um termo de responsabilidade, assim como médicos e dentistas e embora não possa prescrever medicamentos, pode usá-los durante os seus procedimentos, quando entender que é necessário.

Problemas mais comuns em que o podólogo atua:

• Unhas encravadas;
• Infecções de pele e unhas dos pés calos;
• Fissuras e rachaduras (da pele dos pés);
• Bolhas e úlceras micóticas (por fungos);
• Podem tratar problemas na sola dos pés;
• Higienizar e tratar unhas danificadas;
• Orientar pacientes sobre medidas preventivas.

IMPORTANTE AUXÍLIO NO TRATAMENTO DOS DIABÉTICOS

Estima-se que haja, pelo menos, 300 milhões de pessoas com diabetes em todo o mundo, e no Brasil, são cerca de 11 milhões de portadores, segundo dados do Ministério da Saúde e de sociedades médicas.

O podólogo é o profissional que pode auxiliar, entre outros, o tratamento dos pés dos DIABÉTICOS, fazendo a prevenção para que não surjam feridas e reduzir a incidência de problemas graves nos pés que podem levar à amputação dos membros inferiores (pernas ou parte, como também parte os pés) devido à difícil cicatrização das feridas nos órgãos inferiores, pois o portador de DIABETES sofre um efeito debilitante nas extremidades que podem, eventualmente, desenvolver úlceras (feridas) de difícil cicatrização. Tais úlceras, se infectadas podem levar à amputação e à morte. Aproximadamente 50% das amputações não traumáticas ocorrem em diabéticos.

Portanto, a visita frequente ao Podólogo pode ser um grande aliado ao tratamento da DIABETE.

Estima-se que haja, pelo menos, 300 milhões de pessoas com diabetes em todo o mundo, e no Brasil, são cerca de 11 milhões de portadores, segundo dados do Ministério da Saúde e de sociedades médicas.

PARA TER PÉS BONITOS, SEM PATOLOGIAS PROCURE UM PODÓLOGO!

Fonte: Editoria HelpSaúde.
Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

Todos nós já ouvimos falar sobre doenças sexualmente transmissíveis , sabemos que é um problema alarmante, por isso é sempre bom manter os olhos abertos e se cuidar, afinal de contas nos dias de hoje, com tanta informação e métodos para prevenção não podemos dar chance ao azar. As DST’s são variadas , citaremos algumas e falaremos um pouco de cada para deixar você leitor a par de cada uma delas. AIDS (HIV) – A Aids é a doença sexualmente transmissível mais conhecida e também a mais preocupante . Até hoje não foi descoberta a cura para este vírus, apenas medicamentos para controlá-lo. Os sintomas variam, alguns deles: forte febre, diarréia, feridas na pele; Sífilis – É uma doença que se caracteriza por lesões na pele e mucosas. 60% dos casos acontecem nos homens e a sífilis se não for tratada pode causar a morte . Gonorréia – Sintomas da gonorréia são ardência ao urinar e febre baixa. O combate vem com a higiene adequada ao local e uso de medicamentos. A gonorréia precisa s

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER: