terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Dia do Cego - 13 de Dezembro

O Dia Nacional do Cego foi criado pelo Presidente da República Jânio da Silva Quadros através do Decreto nº 51.405/61 - publicado no Diário Oficial da União em 26 de julho de 1961.

A criação da data foi em decorrência da necessidade de estimular a os princípios solidários estabelecidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, e preservar o Direito fundamental de igualdade entre todos dentro da mesma sociedade, sem discriminação e distinção a qualquer nível.

A ser comemorado todo dia 13 de dezembro.

O QUE É CEGUEIRA?

Cegueira é privação do sentido da visão. É considerada uma deficiência grave que tem condições de ser amenizada através de tratamento, reeducação. Ao contrário da Lei criada por Jânio Quadros, nos dias de hoje não se usa o termo "cego" e sim a nomenclatura "Portador de Deficiência Visual".

A cegueira pode ser:

• congênita;
• perda parcial;
• perda total da visão;
• perda transitória;
• perda permanente;
• decorrente de lesões oculares,
• decorrente de lesões nas vias óticas ou
• decorrente de lesões nos centros nervosos superiores.

As causas da cegueira são basicamente:

• causas congênitas;
• traumas oculares;
• doenças infecciosas como a sífilis, por exemplo;
• doenças sistêmicas - diabetes, moléstias do sistema nervoso central, inflamações renais (nefrite);
• deficiência nutricional;
• outras causas: catarata, miopia, glaucoma e afins.

A cegueira por catarata pode ser tratada por meio de cirurgia e posterior uso de lentes.
Alguns casos são tratados através de laser, para a recuperação da retina.

QUAL O PROCESSO DA CEGUEIRA?

A perda da visão pode ser iniciada em qualquer parte do aparelho visual que é composto por: retina, vias ópticas, centro visual cortical e centro psíquico.

É como uma máquina que vai "rateando", parte a parte:

A anulação funcional da retina provoca a falta de recepção sensorial do estímulo luminoso.

Ocorrendo a interrupção das vias ópticas, há uma falta de transmissão da recepção da retina aos centros corticais. A anulação e ou destruição do centro cortical da visão decorre na falta de recepção cerebral, a anulamento das conexões da esfera visual com os centros psíquicos. E todo esse mecanismo impede a identificação psíquica do ato visual.

A CEGUEIRA CONGÊNITA ocorre quando no feto há má formação ocular ou cerebral decorrentes de doenças intra uterinas, afetando o globo ocular do feto.

As doenças mais comuns são a toxoplasmose, a sífilis e a rubéola quando o contágio se dá nos três primeiros meses de gravidez.

A catarata pode ser tratada por meio de cirurgia e posterior uso de lentes;

Alguns casos são tratados através de laser, para a recuperação da retina;

EDUCAÇÃO DE CEGOS

Em 1784, Valentin Haüy fundou a primeira escola para deficientes visuais, em Paris, onde criou uma escrita em relevo que permitia aos cegos a leitura pelo tato - é importante ressaltar que o tato é um dos sentidos mais apurados pelos cegos.

Louis Braille, discípulo de Valentin Haüy, que perdeu a visão aos 3 anos de idade em consequência de um acidente aperfeiçoou o sistema criado por Haüy, contando não apenas com letras, mas também com números e notas musicais. A partir daí, surgiram várias escolas para cegos na Europa.

A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) incentivou a unificação do sistema Braille e a difusão mundial.

No Brasil, em 1854, foi criado o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, hoje, Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro.

Hoje, o Benjamin Constant incentiva as novas tecnologias em educação para Portadores de Deficiência Visual em todo o país.



Fonte: Editoria HelpSaúde.
Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário